Fundação Taurus

Inclusão digital
Desde 2012, a Fundação promove o projeto de Inclusão Digital. No ano de 2013 sete turmas concluíram os cursos ministrados em parceria com a ONG Aporta, sendo uma de Informática Iniciante, três de Informática Básica, uma de Excel Intermediário e duas de Excel Avançado.
Todos os participantes receberam material didático cedido pela Fundação. Em uma das turmas de Excel Avançado houve a participação de um deficiente auditivo, que contou com o auxílio de uma intérprete de LIBRAS. Desde 2007, 435 colaboradores já foram capacitados pelo projeto, 40 deles apenas em 2013, num total de 238 horas-aula.

Biblioteca
A biblioteca existente na empresa é constituída de aproximadamente 2,5 mil obras. Como forma de incentivar o interesse pela leitura nos colaboradores da empresa, novos livros são incorporados no acervo anualmente, além da promoção de ações pontuais. Em novembro foi realizada a ação "A Fundação leva a leitura até você", com a intenção de promover as literaturas disponíveis na biblioteca, aproveitando o momento da Feira do Livro de Porto Alegre.
Também neste ano, a biblioteca passou a atender de forma personalizada, dessa forma os colaboradores podem agendar o seu horário de atendimento.

Educação
Com uma média de 340 colaboradores beneficiados por mês e administrado pela Fundação desde 2012, neste ano o incentivo à educação foi estendido também às empresas de São Leopoldo. A instituição aprova o orçamento financeiro para novas solicitações, realiza o lançamento no sistema e reembolsa os incentivos vigentes no período.

Jogos do Sesi
Em 2013, os 134 atletas da Empresa inscritos nos Jogos do SESI tiveram acesso a uniformes novos, camisas e bonés de passeio adquiridos pela Fundação Taurus através dos patrocínios recebidos dos bancos Itaú e Santander. Além de realizar as inscrições de cada atleta e administrar o projeto, ela ainda apoia os colaboradores com as despesas de alimentação e transporte.
Em 2014, a Fundação instituirá um comitê do esporte. Este grupo organizará a participação e envolvimento dos colaboradores da empresa nestas competições.

Dom Bosco
Além da participação dos colaboradores da empresa nas competições esportivas, a Fundação oferece esta oportunidade também aos seus filhos e dependentes.
A parceria firmada em 2012 com a Escola Dom Bosco continuou a todo vapor em 2013, oferecendo aulas de futsal e futebol a meninos de 3 a 18 anos, no horário inverso da escola. O projeto é focado em três pilares, através dos quais os alunos são avaliados em sua evolução: educação, formação e integração social.

Inclusão
A Taurus possui um programa de Inclusão de pessoas com Deficiência (PCDs). Este projeto não se resume apenas à contratação desses colaboradores. Cursos de libras são ministrados ao longo do ano para que colegas falantes e os com dificuldade de fala possam se comunicar normalmente.
Para estimular a contratação dessas pessoas, o Departamento de Recursos Humanos criou o Programa Indicação Premiada de PCDs (Pessoas com deficiência), válido para todas as unidades do Rio Grande do Sul, incentivando a contratação de colegas com deficiência.